segunda-feira, 21 de junho de 2010

Igreja de São Severino

Vista Nordeste - Proposta

Com a necessidade de melhoria da qualidade dos espaços internos e adaptação a novos conceitos da Igreja Católica, foi elaborado este projeto de reforma e remodelação das fachadas para esta igreja, uma construção bastante simples, resolvida "in loco" e sem projeto, localizada na cidade de Bayeux - PB.
Sua planta original resumia-se a poucos ambientes, de dimensões desproporcionais e com articulação entre eles bastante deficitária. O projeto tenta resolver estes problemas de forma econômica, aproveitando parte dos materiais existentes.
A área original da Assembleia foi mantida, sendo acrescida do ambiente até então inexistente do Sacrário, com espaço para oração. Para melhoria do conforto ambiental e criação de uma monumentalidade, seu pé-direito foi elevado.
Contígua à Assembleia, a sacristia resumia-se a um espaço de área subutilizada que acessa o sanitário e cozinha, outro espaço de dimensões desproporcionais. A solução encontrada foi unir estes espaços e criar uma nova cozinha integrada. O sanitário, por medida econômica foi mantido sem alterações.
O acesso à sacristia foi melhorado, com a relocação das portas originais da Igreja, a criação de um terraço e um portão independente, já que só se podia acessa-la por um beco lateral ou através da própria Assembleia.
A volumetria da Igreja foi criada através do aproveitamento do que já estava construído. Baseia-se em um jogo de planos que parte do muro existente e ao seu final cria a cruz em baixo relevo. Tonalidades de cores diferentes destacam esse jogo.
A grande porta de madeira centralizada da Assembleia corresponde a monumentalidade gerada internamente pelo aumento do pé-direito. Rampas com inclinação dentro das normas NBR garantem acessibilidade a cadeirantes.

Planta Baixa - Proposta


Vista Noroeste - Existente

Vista Nordeste - Existente

Vista Noroeste - Proposta


Ficha Técnica:
Arquitetura e Fotos: Ricardo Vidal
Local: Bayeux PB
Área: 188,00m²
Ano do Projeto: 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Brito & Pegado Advogados


Fachada Proposta

Proposta de reforma em residência unifamiliar para adaptação ao uso de um escritório de advocacia.
Embora inserida no perímetro do Centro Histórico da capital, a tipologia da edificação não pode ser considerada representativa de época e portanto não carece de restauração. Por isso, foi elaborada uma nova fachada, contemporânea, marcada por linhas retas e contraste de cores, representando o caráter de sobriedade da empresa.
Sua planta original é marcada pela simplicidade, onde todos os ambientes abrem para as salas de estar (onde fica o acesso direto para o passeio público) e jantar. Essa configuração de planta não se adapta bem ao novo uso e acarretaria a criação de grandes áreas de circulação.
A solução encontrada foi modificar o acesso à edificação para seu recuo lateral, deixando o ambiente da recepção mais centralizado na planta e otimizando a distribuição dos fluxos. Ao mesmo tempo, sua entrada ficou mais reservada, o que é desejável para a privacidade exigida pelo programa de necessidades.
Este novo acesso é destacado pela porta vermelha de ferro, que quando aberta por sistema basculante, se torna uma marquise, e quando o escritório não está em atividade auxilia na segurança.


Planta Proposta

Planta Baixa Atual


Fachada Existente


Fachada Proposta


Ficha Técnica:
Arquitetura e Fotos: Ricardo Vidal
Local: João Pessoa PB
Área: 108,00m²
Ano do Projeto: 2010