quarta-feira, 23 de julho de 2008

GHION GRAND RESORT - SETOR RESIDENCIAL


Vista Geral Edifícios Residenciais

Situado na porção sudeste do empreendimento, fazendo divisas com o mall a oeste e o resort ao norte, o setor residencial está implantado em terreno com cerca de 17.300,00m², o equivalente a 12,6% da área total.
O setor residencial possui três edifícios, com 35, 40 e 45 pavimentos de apartamentos (torres A,B e C, respectivamente), divididos em três volumes por edifício, separados por praças intermediárias. Estes edifícios são ligados por um volume de embasamento onde se situam o acesso social, três pavimentos com estacionamento para 815 veículos, bicicletários e áreas de apoio administrativo e de segurança.

Segundo Pavimento Garagem

No topo do volume de embasamento encontra-se uma grande praça que possui a função de integração das três torres. Com amplos jardins, deques, espelhos d’água, playgrounds e piscina, a ligação das torres é reforçada pela grande marquise de forma ondulada que penetra os edifícios, apoiada em colunas posicionadas aleatoriamente.

O acesso social, grande caixa de vidro, acomoda generoso lobby com pé-direito de 8,80m, de onde o visitante pode acessar a praça de ligação dos edifícios através de dois elevadores panorâmicos ou escada exclusiva.

Para a viabilidade de um empreendimento residencial desse porte também são necessárias áreas de apoio técnico, como depósito de lixo, central de gás, subestação e geração de energia. Para suprir a necessidade desses espaços existe uma edificação simples e isolada que se camufla sob um talude, para a mínima interferência no conjunto arquitetônico.

Praça de Integração

As torres de apartamentos seguem um desenho contemporâneo de linhas retas, porém mantendo forte diálogo com o restante do empreendimento, quando se utilizam de materiais regionais como os muxarabis em seus embasamentos. Portanto, quando se observa os edifícios, todos os três estão sobre estas “caixas” vazadas de madeira.


A volumetria da torre resume-se a grandes planos horizontais apoiados por uma casca que se comporta como uma fita circundando os apartamentos, perfazendo um movimento cíclico, representando o infinito.


Marcado por cores diferentes, o volume do core reforça a verticalidade dos edifícios e se destaca quando surge nas praças intermediárias, mostrando ao observador esses interessantes pontos focais, também marcados pelos jardins suspensos, pelo pé-direito de 14,80m que transparece o céu de um lado e pelo outro lado a também transparência dos vidros dos apartamentos duplex.

Cada torre possui um hall individual de acesso em sua base. Com pé-direito duplo, conferindo conforto e imponência a estes espaços, têm como fechamento muxarabis, que permitem boa circulação do ar e a visualização do espaço externo da praça de integração que em certos momentos penetra o ambiente.


A alta densidade populacional do empreendimento exige que cada torre, individualmente, possua áreas destinadas ao entretenimento e contemplação. Essas áreas estão divididas em cinco pavimentos:

  • Mezanino: Subdividido em dois pavimentos, logo acima do hall de acesso, possui áreas de estar, salão de festas, duas brinquedotecas para crianças de diferentes idades, lan houses, espaço gourmet, cinema, academia e sanitários.
  • Praças intermediárias e do coroamento: de plantas semelhantes, estas três praças surgem ao longo do edifício dando-lhe leveza e transparência. Possuem jardins, espelhos d’água, áreas de contemplação, piscina aquecida, bar, sauna e sanitários de apoio.

Priorizando espaços amplos e de alto luxo, distribuindo de forma equilibrada nos edifícios e ocupando pavimentos exclusivos, quatro tipologias de apartamentos foram desenvolvidas:

  • Tipologia um quarto: distribuídos simetricamente, oito amplos apartamentos de 85,81 e 96,34m² ocupam uma laje, compartilhando os elevadores sociais de dois em dois e os de serviço a cada quatro apartamentos. São compostos de hall, salas de jantar e estar, terraço, cozinha, área de serviço, lavabo e suíte.

Planta Tipologia 1 quarto

  • Tipologia dois quartos: distribuídos simetricamente, seis amplos apartamentos de 112,85 e 137,76m² ocupam uma laje, compartilhando os elevadores sociais de dois em dois ou individualmente e os de serviço a cada dois ou quatro apartamentos. São compostos de hall, salas de jantar e estar, terraço, cozinha, área de serviço, banheiro social, quarto e suíte.


Planta Tipologia 2 quartos
  • Tipologia três quartos: distribuídos simetricamente, quatro amplos apartamentos de 196,08m² ocupam uma laje, com acessos individuais aos elevadores sociais e compartilhando os elevadores de serviço a cada dois apartamentos. São compostos de hall, salas de jantar e estar, gabinete, terraço, cozinha, área de serviço, banheiro de serviço, banheiro social, dois quartos e uma suíte.

Planta Tipologia 3 quartos

  • Apartamentos Duplex: com 275,10m² distribuídos em dois pavimentos, estes apartamentos localizam-se nos vazios gerados pelas praças intermediárias, totalizando oito unidades por edifício. São compostos de salas de estar e jantar, lavabo, cozinha, despensa, área de serviço, quarto de empregados, varanda e 4 suítes.

Planta Apartamento Duplex


Corte Transversal

Fachada Norte

Fachada Sul

Fachada Oeste


Detalhe do Coroamento


Vista Geral do Ghion Grand Resort



Vista Geral do Ghion Grand Resort


Ghion Grand Resort

Ficha Técnica:
Arquitetura: Ricardo Vidal
Colaboradora: Silvana Teixeira
Consultor: Leonardo Tavares
Tradução: Lara Esmeraldo, Manoel Farias e Mário Lyra
Contratante: Riva Digital
Local: Addis Ababa, Etiópia, África
Projeto: 2008
Apresentação e Imagens: Riva Digital.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.