sexta-feira, 18 de junho de 2010

Brito & Pegado Advogados


Fachada Proposta

Proposta de reforma em residência unifamiliar para adaptação ao uso de um escritório de advocacia.
Embora inserida no perímetro do Centro Histórico da capital, a tipologia da edificação não pode ser considerada representativa de época e portanto não carece de restauração. Por isso, foi elaborada uma nova fachada, contemporânea, marcada por linhas retas e contraste de cores, representando o caráter de sobriedade da empresa.
Sua planta original é marcada pela simplicidade, onde todos os ambientes abrem para as salas de estar (onde fica o acesso direto para o passeio público) e jantar. Essa configuração de planta não se adapta bem ao novo uso e acarretaria a criação de grandes áreas de circulação.
A solução encontrada foi modificar o acesso à edificação para seu recuo lateral, deixando o ambiente da recepção mais centralizado na planta e otimizando a distribuição dos fluxos. Ao mesmo tempo, sua entrada ficou mais reservada, o que é desejável para a privacidade exigida pelo programa de necessidades.
Este novo acesso é destacado pela porta vermelha de ferro, que quando aberta por sistema basculante, se torna uma marquise, e quando o escritório não está em atividade auxilia na segurança.


Planta Proposta

Planta Baixa Atual


Fachada Existente


Fachada Proposta


Ficha Técnica:
Arquitetura e Fotos: Ricardo Vidal
Local: João Pessoa PB
Área: 108,00m²
Ano do Projeto: 2010

6 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhosa a fachada! Parabéns

Anônimo disse...

A fachada ficou muito bonita... transmite muita seriedade e competência aos futuros clientes...

Rafaelle disse...

A fachada esta ousada e inovadora e isso a difere das demais dando uma exclusividade a este projeto. O unico problema no meu ver esta na planta baixa, o escritorio 3 tem acesso direto a sala de reuniao enquanto o escritorio 6 nao tem, e o inverso acontece com o arquivo em relaçao ao escritorio 6. Talvez se mudace o ambiente 4 com o ambiente 6 ( claro que adequando ao pre-dimencionamento) ficaria melhor.

Ricardo Vidal disse...

Rafaelle, obrigado pelos elogios e pela sugestão, mas a posição destas salas refere-se à hierarquia dentro do escritório. Dessa forma tenho a sala do advogado titular aberta diretamente para a sala de reuniões. Mas mesmo desconsiderando o funcionamento interno da empresa, a localização ideal da sala de reuniões é centralizada entre as dos advogados, pois a qualquer momento posso também criar um acesso da sala 6 para a sala 4, ficando os dois advogados com acesso direto às reuniões.
Um abraço

Anônimo disse...

Olá Ricardo Vidal...
Vi uma foto de uma fachada feita por vc e gostei muito,mas não to conseguindo identificar qual o material usado nessa parte preta,queria por favor se vc puder me orientar,se é tinta ou outro material.

Fabiana disse...

Realmente fantástico! Parabéns pela proposta, espero que tenham aceito.Você conseguiu captar a essência do contemporâneo.
Fabiana