quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

VIVAZ AMBIENTAÇÃO E TECNOLOGIA

Proposta Final

Fachada Proposta


Fachada Original

Projeto de reforma e ampliação feito para a instalção de uma loja em uma residência modernista na cidade de Campina Grande.
Esta residência se localiza em uma movimentada avenida no Centro da cidade. Constitui-se de um volume sobe pilotis apoiado em sua lateral por um muro de arrimo decorrente do desnível natural do terreno. Partindo do princípio de preservar os traços modernistas, nossa intervenção é feita de forma delicada, com poucas interferências na edificação existente.
A concepção do projeto partiu do princípio que a escada original não atendia às necessidades de acesso principal para uma loja. Por isso criamos uma expansão no volume original com um novo acesso, destacado por uma larga escada e marquise metálica vermelha. Essa intervenção se destaca intencionalmente do volume original e se caracteriza volumetricamente como uma caixa de vidro (vitrines), permitindo a exibição de produtos na melhor perspectiva da edificação (lado de quem sobe a avenida). Ela é arrematada por uma parede cega no poente, onde destacaremos o nome do estabelecimento, ao mesmo tempo que o protegemos da forte insolação da tarde.
Por ser uma loja dirigida ao comércio de produtos de iluminação, as paredes de fechamento da fachada frontal original foram retiradas (preservando-se a caixa que as envolvia) e trocadas por vidro e brises, com a intenção de que à noite exista uma forte iluminação de dentro para fora da construção.

Ficha Técnica:
Arquitetura: Ricardo Vidal, Juliana Cunha e Danielle Furtado
Interiores: Juliana Cunha e Danielle Furtado
SketchUp: Ricardo Vidal
Render Final: Leonardo Tavares
Local: Campina Grande PB
Ano do Projeto: 2010
Construção: 2010

2 comentários:

Anônimo disse...

achei muito linda a empresa foi uma das arquiteturas mas bem feita que éu ja vi!!!!!!!!

Eduardo Silva disse...

Adorei seu projeto condomínio popular, gostaria de um parecer seu sobre o tijolo ecológico caso conheça ou já tenha trabalhado com ele, viso futuramente projetar casas populares visando o custo e principalmente arquitetura para as classes menos favorecidas, desde já muito grato pela oportunidade e parabéns pelo ótimo trabalho.