quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

MATRIZ DE NOSSA SENHORA APARECIDA


Projeto premiado em 2012 pelo IAB PB (Instituto de Arquitetos do Brasil, seção Paraíba) na categoria Institucional.  A Matriz de Nossa Senhora Aparecida será construída em João Pessoa, no bairro de Colinas do Sul, em terreno de aproximadamente 2.100 m², onde hoje já se localiza um pequeno templo a ser demolido. Esta pequena Igreja já não é mais utilizada pela comunidade, que celebra seus cultos em um galpão de 222 m² que será reaproveitado.
O complexo será composto de Igreja, auditório, batistério, salas de aulas e área de eventos.


Vista Sudoeste

A Igreja está conceituada segundo o trecho do Evangelho de São João 7:37-38 - "E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se de pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre".
Portanto, na fachada principal da igreja, a partir de uma grande cruz corre um canal, representando Jesus como a fonte de água viva. Por fim, essa água cai em um lago que representará as águas do Rio Paraíba do Sul, de onde surge uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do local.
Para poder materializar esta ideia, remeteu-se às antigas construções religiosas de nossa região, com seus grandes recuos frontais, intencionados a marcar uma perspectiva e dar monumentalidade a construção. Com a mesma intenção, uma torre sineira se destaca, podendo ser visualizada a vários metros do local, caracterizando a Igreja Católica.
Ao acessar a construção, o visitante poderá entrar na Igreja ou seguir à esquerda, por uma circulação que articula os demais espaços que serão implantados no galpão já construído: o auditório com capacidade para 100 pessoas ou o batistério, que terá uma piscina para batismo de adultos por imersão e pia batismal para batismo por aspersão.
Aos fundos da Igreja, após a sacristia estarão a casa paroquial, salão de eventos com cozinha de apoio e os sanitários. Acima da sacristia e sanitários, um pavimento superior, destacado volumetricamente como uma caixa suspensa abrigará as salas de aulas. Seu acesso será por uma escada localizada entre o galpão já construído e o salão de eventos, num pátio descoberto que servirá de acesso secundário ao complexo.


Vista Sudeste

Vista Oeste


Vista Noroeste - galpão construído

Vista Nordeste


Ficha Técnica:
Arquitetura e SketchUp: Ricardo Vidal
Render (1ª imagem): Leonardo Tavares
Local: João Pessoa PB
Área do Terreno: 2.100m²
Área construída: 1.300m²
Ano do Projeto: 2009

2 comentários:

Invente Arquitetura e Design disse...

Gostei muito do seu trabalho, seus projetos são muito bons, principalmente a Matriz de Nossa Senhora Aparecida, é necessário muita fé e sensibilidade p/ fazer uma arquitetura assim tão limpa e fluida! Parabéns!!

Plinio Vieira disse...

Gostaria de ver como é a planta baixa.
A Fachada é muito bonita. Parabéns.