quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (PSF) DESTERRO PB

vista leste


Inserido em lote de 600m², a Unidade Básica de Saúde possui 227,00 m², distribuídos em dois setores básicos: um de atendimento ao público e outro de área restrita a funcionários. Sua planta segue uma modulação racional de paredes, tornando-a uma construção econômica, de fácil construção e ampliação, na vertical ou horizontal.

Sua volumetria basicamente horizontal é marcada pelo contraste do volume da caixa d’água, que o complementa.

O ponto mais marcante e característico da edificação é uma cobertura metálica solta 75cm acima dela. Bastante leves, três vigas treliçadas devem vencer um vão de 16,85m, sombreando a parte frontal do prédio e ilustrando o verdadeiro conceito de abrigo. Esta estrutura é fechada com chapas metálicas em suas laterais e forradas com PVC.

Totalmente acessível a pacientes portadores de necessidades especiais, o edifício da UBS foi projetado com a preocupação de proporcionar um espaço acolhedor e agradável a todos os usuários e funcionários, privilegiando a ventilação e iluminação naturais, com uma arquitetura arrojada e econômica, intencionada a influenciar nos atendimentos aos pacientes.



vista oeste

vista sudoeste

vista sul

vista sul


Ficha Técnica:
Arquitetura e SketchUp: Ricardo Vidal
Local: Desterro PB
Área do Terreno: 600m²
Área construída: 227m²
Ano do Projeto: 2009

Nenhum comentário: