quinta-feira, 26 de novembro de 2009

RESIDÊNCIA SD

Fachada Sul

Projetada para ser construída em condomínio fechado em Lucena - Pb, esta residência destaca-se pelo uso de materiais bastante simples e acessíveis. Seus 222m² estão distribuídos em 2 pavimentos:
O pavimento térreo concentra atividades de serviço (cozinha, lavanderia e despensa) com acesso independente, salas de estar, jantar e sala de tv, um quarto de hóspedes e um banheiro social. Neste pavimento está o terraço-garagem. Este marca a entrada social da residência, abrindo-se para a rua.
No segundo pavimento está a área íntima formada por três suítes, todas ligadas por uma ampla varanda.
Plasticamente, consiste numa leve casca branca apoiada sobre um volume revestido em pedra correspondente a área social. Para dar destaque à forma da casca, o volume da área íntima no primeiro pavimento tem acabamento em pintura na cor amarela, assim como a "torre" da caixa d'água.
Uma caixa branca maciça contrapõe-se ao restante da composição nas fachadas frontal e lateral, com a intenção de equilibrar a composição. Esta é arrematada pela "torre" da caixa d'água e pelos cobogós que fazem o fechamento da área de serviço, na fachada oeste.
Outra caixa oposta a esta, localizada na fachada norte, corresponde a sanitários nos dois pavimentos e marca o outro extremo da edificação. Ela se encerra no volume translúcido da escada, fechada em cobogós, com a finalidade de permitir iluminação natural e a ventilação cruzada desejada na região.
Vista Sudoeste
Vista Sudeste
Vista Nordeste



Ficha Técnica:
Arquitetura e SketchUp: Ricardo Vidal
Área do Terreno: 168m²
Área Construída: 222,00m²
Ano do Projeto: 2009

Nenhum comentário: