segunda-feira, 16 de maio de 2011

MATRIZ DA SAGRADA FAMÍLIA







Estudo Volumétrico - Vista Noroeste

Este projeto de reforma e ampliação da Matriz da Sagrada Família em Bayeux - PB surgiu da necessidade de ampliar a capacidade da Igreja e criar um espaço mais confortável e agradável aos fiéis.
Remetendo à tradição da arquitetura Católica, a entrada situa-se sob o volume do coro para logo após se abrir a nave com um pé-direito monumental (8,10m). À esquerda da entrada, está localizado o Batistério, abaixo da torre (Campanário). Mais à frente, junto ao Presbitério encontra-se o espaço reservado para confessionário bem como o Sacrário.
À direita da entrada principal com acesso também pela nave, está o salão paroquial, já existente e utilizado para eventos da comunidade. Seu pé-direito também será alterado e ele ganhará um mezanino, ao tempo em que cederá área para uma nova bateria de sanitários e a Sacristia.
Será através do mezanino do salão que poderá se acessar o coro da igreja, e a partir deste, os demais pavimentos da torre (áreas técnicas).
No fundo do lote encontra-se a casa paroquial, que não será alterada, com exceção de uma ampliação da garagem, hoje subdimensionada.
Para melhor visualização da edificação parte do muro que cerca o lote será retirado, tornando o trecho da esquina utilizável pela sociedade. Como uma gentileza urbana, será feito o alargamento do passeio público, com a consequente melhoria da circulação de pedestres e cadeirantes.
O partido volumétrico, de linhas contemporâneas, surgiu da ideia de dar mais monumentalidade à Igreja. Para isso foi necessário unir os volumes, hoje separados, em uma única edificação. Seu embasamento será revestido em granito, que reforçará a leveza dos volumes brancos que sacam em balanço, na face frontal relativo ao coro e mezanino do salão, e na face lateral um elemento que viabiliza a ventilação cruzada na nave.
As aberturas para ventilação e iluminação foram resolvidas de forma que não haja a visualização do espaço exterior a partir da nave, para que os fieís possam realmente usufruir do espaço como um campo sagrado e dedicado exclusivamente à reflexão sem interferências externas.

Estudo Volumétrico - Vista Sudoeste

Planta Baixa Existente: 1- Acesso; 2- Sacristia; 3- Depósito; 4- Assembleia / Presbitério; 5- Sala; 6- Quarto; 7- Cozinha; 8- Serviço; 9- Salão Paroquial; 10- Sala de Aulas; 11- Sanitários; 12- Garagem

Planta Baixa Proposta (térreo) - 1-Acesso; 2- Batistério; 3- Assembleia; 4- Presbitério; 5- Confessionário; 6- Sacrário; 7- Sala; 8- Quarto; 9- Cozinha; 10- Serviço; 11- Sacristia; 12- Secretaria; 13- Sanitários; 14- Salão Paroquial; 15- Sala de Aulas; 16- Depósito; 17- Artigos Religiosos; 18- Garagem

Vista Noroeste - Proposta

Vista Noroeste - Atual


Ficha Técnica:

Arquitetura: Ricardo Vidal
Sketchup: Ricardo Vidal
Imagem Renderizada: Leonardo Tavares
Colaboradora: Vanessa Maia
Local: Bayeux, PB
Ano do Projeto: 2010
Área do terreno: 1020m²
Área de construção: 802,36m²

Nenhum comentário: