sábado, 8 de novembro de 2008

RESIDÊNCIA MP2

Fachada Sul
Planta Baixa Pavimento Térreo: 01- Terraço / Garagem; 02- Estar / Jantar; 03- Lavabo; 04- Cozinha; 05- Despensa; 06- Serviço.

Planta Baixa Pavimento Superior: 01- Estar Íntimo; 02- Suíte.



Vista Noroeste



Vista Nordeste


Vista Sudeste


Vista Sudoeste


Ficha Técnica:
Local: Lucena - PB
Arquitetura e SketchUp: Ricardo Vidal
Colaboradora: Carolina Adloff
Área do terreno: 168,00m²
Área Construída: 219,54m²
Ano do Projeto: 2008






segunda-feira, 3 de novembro de 2008

CASA DE SHOWS - CUITÉ, PB

Perspectiva
Planta Baixa: 01- Acesso / Pátio descoberto; 02- Cozinha / Vestiários; 03- Enfermaria / Administração / Bilheteria; 04- Salão; 05- WC Masculino; 06- WC Feminino; 07- Mesas e Camarotes; 08- Palco; 09- Camarins; 10- Estacionamento Interno.

Ficha Técnica:
Arquitetura: Ricardo Vidal, Danielle Furtado e Juliana Cunha
Local: Cuité, PB
Área Construída: 2.300m²
Maquete Eletrônica: Bruno Gouvêa
Ano do Projeto: 2008


segunda-feira, 8 de setembro de 2008

MERCADO DE ARTESANATO - LOGRADOURO PB






Planta Baixa - 01- Loja; 02-Pátio Interno; 03- Oficina; 04- Lanchonete; 05- WC Masculino; 06- WC Feminino


Fachada Sul

Fachada Oeste



Ficha Técnica:

Arquitetura e SketchUp: Ricardo Vidal

Colaboradora: Carolina Adloff

Área Construída: 559,70m²

Ano do Projeto: 2008

quarta-feira, 23 de julho de 2008

GHION GRAND RESORT - SETOR RESIDENCIAL


Vista Geral Edifícios Residenciais

Situado na porção sudeste do empreendimento, fazendo divisas com o mall a oeste e o resort ao norte, o setor residencial está implantado em terreno com cerca de 17.300,00m², o equivalente a 12,6% da área total.
O setor residencial possui três edifícios, com 35, 40 e 45 pavimentos de apartamentos (torres A,B e C, respectivamente), divididos em três volumes por edifício, separados por praças intermediárias. Estes edifícios são ligados por um volume de embasamento onde se situam o acesso social, três pavimentos com estacionamento para 815 veículos, bicicletários e áreas de apoio administrativo e de segurança.

Segundo Pavimento Garagem

No topo do volume de embasamento encontra-se uma grande praça que possui a função de integração das três torres. Com amplos jardins, deques, espelhos d’água, playgrounds e piscina, a ligação das torres é reforçada pela grande marquise de forma ondulada que penetra os edifícios, apoiada em colunas posicionadas aleatoriamente.

O acesso social, grande caixa de vidro, acomoda generoso lobby com pé-direito de 8,80m, de onde o visitante pode acessar a praça de ligação dos edifícios através de dois elevadores panorâmicos ou escada exclusiva.

Para a viabilidade de um empreendimento residencial desse porte também são necessárias áreas de apoio técnico, como depósito de lixo, central de gás, subestação e geração de energia. Para suprir a necessidade desses espaços existe uma edificação simples e isolada que se camufla sob um talude, para a mínima interferência no conjunto arquitetônico.

Praça de Integração

As torres de apartamentos seguem um desenho contemporâneo de linhas retas, porém mantendo forte diálogo com o restante do empreendimento, quando se utilizam de materiais regionais como os muxarabis em seus embasamentos. Portanto, quando se observa os edifícios, todos os três estão sobre estas “caixas” vazadas de madeira.


A volumetria da torre resume-se a grandes planos horizontais apoiados por uma casca que se comporta como uma fita circundando os apartamentos, perfazendo um movimento cíclico, representando o infinito.


Marcado por cores diferentes, o volume do core reforça a verticalidade dos edifícios e se destaca quando surge nas praças intermediárias, mostrando ao observador esses interessantes pontos focais, também marcados pelos jardins suspensos, pelo pé-direito de 14,80m que transparece o céu de um lado e pelo outro lado a também transparência dos vidros dos apartamentos duplex.

Cada torre possui um hall individual de acesso em sua base. Com pé-direito duplo, conferindo conforto e imponência a estes espaços, têm como fechamento muxarabis, que permitem boa circulação do ar e a visualização do espaço externo da praça de integração que em certos momentos penetra o ambiente.


A alta densidade populacional do empreendimento exige que cada torre, individualmente, possua áreas destinadas ao entretenimento e contemplação. Essas áreas estão divididas em cinco pavimentos:

  • Mezanino: Subdividido em dois pavimentos, logo acima do hall de acesso, possui áreas de estar, salão de festas, duas brinquedotecas para crianças de diferentes idades, lan houses, espaço gourmet, cinema, academia e sanitários.
  • Praças intermediárias e do coroamento: de plantas semelhantes, estas três praças surgem ao longo do edifício dando-lhe leveza e transparência. Possuem jardins, espelhos d’água, áreas de contemplação, piscina aquecida, bar, sauna e sanitários de apoio.

Priorizando espaços amplos e de alto luxo, distribuindo de forma equilibrada nos edifícios e ocupando pavimentos exclusivos, quatro tipologias de apartamentos foram desenvolvidas:

  • Tipologia um quarto: distribuídos simetricamente, oito amplos apartamentos de 85,81 e 96,34m² ocupam uma laje, compartilhando os elevadores sociais de dois em dois e os de serviço a cada quatro apartamentos. São compostos de hall, salas de jantar e estar, terraço, cozinha, área de serviço, lavabo e suíte.

Planta Tipologia 1 quarto

  • Tipologia dois quartos: distribuídos simetricamente, seis amplos apartamentos de 112,85 e 137,76m² ocupam uma laje, compartilhando os elevadores sociais de dois em dois ou individualmente e os de serviço a cada dois ou quatro apartamentos. São compostos de hall, salas de jantar e estar, terraço, cozinha, área de serviço, banheiro social, quarto e suíte.


Planta Tipologia 2 quartos
  • Tipologia três quartos: distribuídos simetricamente, quatro amplos apartamentos de 196,08m² ocupam uma laje, com acessos individuais aos elevadores sociais e compartilhando os elevadores de serviço a cada dois apartamentos. São compostos de hall, salas de jantar e estar, gabinete, terraço, cozinha, área de serviço, banheiro de serviço, banheiro social, dois quartos e uma suíte.

Planta Tipologia 3 quartos

  • Apartamentos Duplex: com 275,10m² distribuídos em dois pavimentos, estes apartamentos localizam-se nos vazios gerados pelas praças intermediárias, totalizando oito unidades por edifício. São compostos de salas de estar e jantar, lavabo, cozinha, despensa, área de serviço, quarto de empregados, varanda e 4 suítes.

Planta Apartamento Duplex


Corte Transversal

Fachada Norte

Fachada Sul

Fachada Oeste


Detalhe do Coroamento


Vista Geral do Ghion Grand Resort



Vista Geral do Ghion Grand Resort


Ghion Grand Resort

Ficha Técnica:
Arquitetura: Ricardo Vidal
Colaboradora: Silvana Teixeira
Consultor: Leonardo Tavares
Tradução: Lara Esmeraldo, Manoel Farias e Mário Lyra
Contratante: Riva Digital
Local: Addis Ababa, Etiópia, África
Projeto: 2008
Apresentação e Imagens: Riva Digital.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

GHION GRAND RESORT


Contactados pela empresa parceira em Dubai, tínhamos 20 dias para a apresentação deste estudo. Por isso, foram convidados os arquitetos Eduardo Dantas, Manoel Farias e Oliveira Júnior para a formação da equipe, que ficou assim subdividida:

Setor Residencial - Arquiteto Ricardo Vidal
Parque Aquático - Arquiteto Eduardo Dantas
Resort - Arquiteto Manoel Farias
Hotel Boutique - Arquiteto Oliveira Júnior

Memorial Descritivo

O empreendimento Ghion Grand Resort será localizado em Addis Ababa, capital e maior cidade da Etiópia, com uma população estimada de 2.973.000 habitantes (dados de 1 de julho de 2006). Sendo uma cidade multi-cultural, contém até 80 nacionalidades e línguas diferentes, como também comunidades Cristãs, Muçulmanas e Judias. Situa-se no centro da Etiópia a uma altitude de aproximada de 2440 metros.O terreno do conjunto se situa em uma área estratégica, com limites consideráveis, aumentando sua importância:
• ao norte, o moderno Palácio do Jubileu (Jubilee Palace), que foi terminado para comemorar o jubileu de prata da coroação do Imperador Cristão Etíope Haile Selassie I (ou Tafari Makonnen; ou ainda Ras Tafari), governante do país de 1930 até sua morte, em 1975. O local é sede de uma coleção de animais selvagens raros;
• ao sul encontra-se a Praça Meskel ou Praça da Santa Cruz (Meskel Square). Aqui é celebrada a festa de mesmo nome, onde se é erguido um enorme montante de plantas e troncos coberto de flores amarelas, encimada por uma enorme cruz;
• a leste, com acesso através da Avenida Menelik II (que também acessa o Jubilee Palace), se localiza a sede da Comissão Econômica da ONU para a África, braço regional da ONU no continente que apóia o desenvolvimento econômico e social dos seus 53 países membros, fomenta a integração regional e promove a cooperação internacional para o desenvolvimento africano;
• a oeste, a Avenida Ras Desta Damtew e o Addis Ababa Stadium completam a localização do complexo.
O projeto do complexo turístico, incorporando um elemento icônico de parque temático como a peça central do desenvolvimento, consta de um hotel, um shopping center, três torres residenciais, um resort e um parque aquático.




Esboço Inicial da Implantação

Setorização Final

Implantação Final


WATER PARK
• O Parque Aquático é um ambiente imersivo composto por um complexo de piscinas e cascatas, jump platforms e “tobogãs”, envolvida por elevações rochosas e uma abundante vegetação, que remetem a uma área o mais natural possível;
• Trata-se de uma área fechada onde é permitido apenas o tráfego de pedestres;
• Foi concebido com uma forte integração com o Resort proporcionando ao hóspede uma experiência singular que se inicia partir do tráfego criado pelas pontes suspensas de ligação com o Parque;
• Este equipamento foi planejado para proporcionar o máximo de diversão e entretenimento aos usuários através de áreas destinadas às atividades aquáticas, gastronômicas e comerciais;
• Uma cascata com quinze metros de altura é a atração principal que se prolonga por um rio artificial e desemboca numa enorme piscina;
• O Parque Aquático será uma das âncoras para o projeto, com a localização e configuração definida pela inter-relação entre as atrações, sua instalação em si tornar-se-á um ícone agregando valor para todo o Complexo, principalmente para o Resort;
• Os hóspedes ao ingressarem no Complexo através do acesso do Parque irão transpor um grandioso portal temático em rota para o Resort, Hotéis e Shopping Mall;
• O Parque Aquático será composto por uma mistura de diversas atrações, amenidades e componentes temáticas destinadas a melhorar a experiência dos hóspedes e complementar as atrações. A inclusão de restaurant, snack bars and store, irá incrementar os atrativos do parque;
• O Parque Aquático será um destino onde toda a família vai poder entrar, divertir-se bastante, almoçar, lanchar, tomar uns drinks e fazer compras.


Esboço Water Park


RESORT
• Composto de três generosos espaços, o Resort abriga um setor dedicado a hospedagem, convenções, administração e serviços; área de lazer, composta de piscinas, bares, quadras esportivas, piscinas, decks, bares, fitness club, passeios e espaços ajardinados; e a área de chalés, distribuídas ao logo de piscinas com desenhos orgânicos e em meio a uma vasta área verde;
• O Resort é concebidos como um ambiente temático e imersivo coerente com o enredo para o Reino de Sheba Resort;
• A partir de todos os quartos do hotel pode-se vislumbrar a paisagem do resort, a arquitetura exótica, os densos jardins e as áreas públicas e de piscina;
• Os chalés implantados a leste foram banhados por sinuosas piscinas e distribuídos em níveis decrescentes de forma a liberar as visuais da porção mais baixa do terreno. Distribuídos com o maior afastamento possível entre as edificações, de modo que os espaços gerados entre os mesmos possam ser generosos e amplamente ajardinados;
• Além disso, esta área é privilegiada pela presença do lago do complexo, o que possibilita um espaço de contemplação e relação com a natureza, característica marcante dos resorts;
• O Resort possui uma forte proximidade com o Shopping Mall e o Parque Aquático, formando junto com estes um núcleo central de interesse e desenvolvimento do Complexo;
• O Shopping Mall reúne atividades de comércio, serviço e entretenimento que proporcionará toda a comodidade e conforto para os hóspedes do Resort e o mínimo de deslocamento;
• Os hóspedes terão inigualável acesso às atrações, amenidades e conveniências em oferta no Complexo ao mesmo tempo em que serão fornecidas todas as comodidades esperadas de um recreativo resort hotel neste contexto;
• A interconexão entre os empreendimentos adjacentes serão usados para garantir um ambiente coeso dentro das limitações inerentes a cada componente;
• Suplementarmente o hotel desfrutará de um excelente serviço de restaurante, entretenimento noturno, praças abertas, além de instalações dedicadas a eventos, convenções e conferências;
• A natureza do Resort e a articulação deste com todo o Complexo irá garantir que os hóspedes tenham à sua disposição todos os requisitos para uma agradável estada sem ter de sair do perímetro da propriedade.



Esboço Edifício Resort



SHOPPING MALL
• O Shopping Mall situado na porção central do Complexo Arquitetônico organiza todos os setores do empreendimento em torno de si, e interliga os demais componentes através das vias de acesso e das áreas de estacionamento;
• O conjunto arquitetônico envolve também duas torres do hotel boutique totalmente integradas e conectadas através do lobby localizado no hall de acesso principal do Shopping;
• O partido arquitetônico escalonado em patamares ajardinados está impregnado de referências temáticas a cultura local no que se refere aos materiais empregados e a forma do edifício, conformando uma coesão formal com os demais equipamentos do empreendimento;
• Dotado de um variado mix de comércio e serviços, o shopping abrigará desde pequenas lojas até grandes magazines, além de serviços bancários, área para jogos, cinema, praça da alimentação, bares e cafés;
• A Proximidade com o Resort e o Hotel Boutique conferem extrema facilidade de acesso, conforto e conveniência para os hóspedes.

HOTEL BOUTIQUE
• O Hotel Boutique está encravado acima do Shopping Mall e totalmente integrado ao mesmo. Adjacente ao hall de acesso principal do shopping localiza-se a área do lobby do hotel e a administração, enquanto que no pavimento de estacionamento encontra-se as áreas de apoio e serviços;
• Composto por duas torres interligadas pela circulação vertical e escalonadas através de pátios ajardinados;
• Logo acima do último pavimento do shopping foi locada a área de lazer e gastronômica do hotel. Deste modo é possível descortinar os jardins e a área de bares acima do shopping, assim como uma visão panorâmica privilegiada de todo o Complexo Arquitetônico;
• Cada uma das torres do hotel permite uma percepção peculiar e diversificada do Complexo. Enquanto que da torre oeste é possível contemplar principalmente toda a área do Parque Aquático, da torre leste vislumbra-se o Residencial e o Resort.



Estudo Volumétrico do Hotel e Shopping


RESIDENCIAL


• O Setor Residencial está situado a sudeste entre o Shopping Mall a oeste e o Resort ao norte. Composto por três torres, com 35, 40 e 45 pavimentos de apartamentos, conectados por praças intermediárias repleta de jardins, deques, espelhos d’água, playgrounds e piscina;


• O acesso social definido por uma grande casca de vidro se dá através de um lobby com pé-direito duplo e está diretamente ligado ao Shopping mall através de uma passarela em concreto de onde o visitante visualizar a exuberante paisagem circundante e a área de lazer e os chalés do Resort.


ESPAÇOS / ESTRADAS / ESTACIONAMENTO / SERVIÇOS


• O arranjo espacial interno foi definido de modo a proporcionar um layout racional, porém com nuances espontâneos, intuitivos e fortes elementos visuais que organizassem a percepção geral dos componentes dentro do Complexo de forma a permitir que os usuários pudessem orientar-se por si próprios;


• O acesso ao empreendimento se dá através de três portais temáticos que delineiam e emolduram o fluxo de pessoas e veículos ao interior do Complexo Arquitetônico;


• O Setor Residencial possui acesso exclusivo, porém com ligação ao Shopping Mall e a partir deste as demais dependências do Complexo;


• As áreas de estacionamento, exclusive a do Setor Residencial, foram locadas na interseção entre o Parque Aquático, o Resort e o Shopping Mall / Hotel Boutique. Para liberar o máximo de espaço para as principais edificações do Complexo a maior parte do estacionamento, assim como o setor de apoio e serviços ficaram ocultos num nível abaixo da área do Shopping.




Estudo Volumétrico do Conjunto




Estudo Volumétrico do Conjunto




Estudo Volumétrico do Conjunto


Estudo Volumétrico do Conjunto



Portal de Entrada




Vista Geral Noturna




Vista Geral

Vista Geral

Resort

Chalés do Resort

Chalés do Resort

Vista Geral do Resort

Resort


Shopping Mall

Hotel Boutique


Torres Residenciais

Torres Residenciais



Water Park
Water Park
Water Park
Vista Interna / Passeio Público



Vista Geral Noturna



Ficha Técnica:
Arquitetura: Ricardo Vidal, Eduardo Dantas, Manoel Farias e Oliveira Júnior
Arquitetos Colaboradores: Bruno Atayde, Rafaella Queiroga, Rodrigo Viana e Silvana Teixeira
Consultor: Arq. Leonardo Tavares
Tradução: Lara Esmeraldo, Manoel Farias e Mário Lyra
Contratante: Riva Digital
Local: Addis Ababa, Etiópia, África
Projeto: 2008
Terreno: 137.439m²
Apresentação e Imagens: Riva Digital.