segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Premiação IAB-PB 2009

Na noite de 15 de outubro, o Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento da Paraíba, em solenidade realizada na sua sede, anunciou os vencedores da Premiação Anual IAB-PB 2009. A comissão julgadora foi presidida pelo arquiteto Dr. Alberto Sousa e composta pelos arquitetos Dr. Hélio Costa Lima, MSc. Amaro Muniz Castro, Fábio Galisa (IAB-PB) e Cristina Evelise (IAB-PB).

.

Este ano o IAB-PB resolveu dinstinguir entidades púbicas e privadas que contribuíram significativamente para valorização do patrimônio construído e para a qualificação do espaço urbano das cidades.

.

A premiação destacou os escritórios, com atuação na Paraíba, que apresentaram um recorte da sua produção arquitetônica mais significativa nos últimos anos. Alguns nomes já eram esperados entre os premiados, quer seja pela envergadura da sua produção, pela qualidade do trabalho e pelo volume de projeto que circula nestes escritórios.

.

A surpresa e o frescor da premiação ficou por conta da contribuição dos jovens arquitetos que aos poucos começam a ocupar seu espaço, atraindo a atenção de investidores, construtores e incorporadores, definindo novas posições no competitivo mercado local.

.

Dos 20 projetos premiados, 11 já haviam sido publicados pelo ArqPB. Os painéis ficarão expostos no Memorial da Arquitetura Paraibana, casa nº 2 no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, Varadouro, durante o período de 15 de outubro a 15 de dezembro deste ano. Maiores informações fale com Fabiana no 83 3222 1975. Vale a pena conferir.

.

RANKING DA PREMIAÇÃO IAB-PB 2009

01. Gilberto Guedes (Prêmio Clodoaldo Gouveia, 3 x 1º lugar )

02. Antônio Claudio Massa (2 x 1º lugar, 2º Lugar e Menção Honrosa)

02. Ernani Henrique Júnior (2 x 1º lugar, 2º Lugar e Menção Honrosa)

03. Ricardo Vidal (2 x 1º lugar)

04. Silvia Muniz (1º lugar, 2º Lugar e Menção Honrosa)

05. Paulo Macedo (1º lugar e 2º lugar)

06. Oliveira Júnior (1º lugar e Menção Honrosa)

06. Sandra Moura (1º lugar e Menção Honrosa)

07. Cristiano Rolim (1º lugar)

07. José Maciel Neto (1º lugar)

07. Ricardo Nogueira (1º lugar)

07. Roberto Ghione (1º lugar)

07. Vera Pires (1º lugar)

08. Elisana Dantas (2 x 2º Lugar)

08. Leila D'Angela (2 x 2º Lugar)

09. Flávio Lucena (2º Lugar)

09. Francisco Cabral (2º Lugar)

09. Patrícia Gouvêa (2º Lugar)

10. Ana Lúcia Abrahim (Menção Honrosa)

10. Cyro Correa Lyra (Menção Honrosa)

10. Larissa Vinagre (Menção Honrosa)

10. Mércia Parente Rocha (Menção Honrosa)

10. Suellen Montenegro (Menção Honrosa)


fonte: www.arqpb.blogspot.com

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

RESIDÊNCIA SD

Fachada Sul

Projetada para ser construída em condomínio fechado em Lucena - Pb, esta residência destaca-se pelo uso de materiais bastante simples e acessíveis. Seus 222m² estão distribuídos em 2 pavimentos:
O pavimento térreo concentra atividades de serviço (cozinha, lavanderia e despensa) com acesso independente, salas de estar, jantar e sala de tv, um quarto de hóspedes e um banheiro social. Neste pavimento está o terraço-garagem. Este marca a entrada social da residência, abrindo-se para a rua.
No segundo pavimento está a área íntima formada por três suítes, todas ligadas por uma ampla varanda.
Plasticamente, consiste numa leve casca branca apoiada sobre um volume revestido em pedra correspondente a área social. Para dar destaque à forma da casca, o volume da área íntima no primeiro pavimento tem acabamento em pintura na cor amarela, assim como a "torre" da caixa d'água.
Uma caixa branca maciça contrapõe-se ao restante da composição nas fachadas frontal e lateral, com a intenção de equilibrar a composição. Esta é arrematada pela "torre" da caixa d'água e pelos cobogós que fazem o fechamento da área de serviço, na fachada oeste.
Outra caixa oposta a esta, localizada na fachada norte, corresponde a sanitários nos dois pavimentos e marca o outro extremo da edificação. Ela se encerra no volume translúcido da escada, fechada em cobogós, com a finalidade de permitir iluminação natural e a ventilação cruzada desejada na região.
Vista Sudoeste
Vista Sudeste
Vista Nordeste



Ficha Técnica:
Arquitetura e SketchUp: Ricardo Vidal
Área do Terreno: 168m²
Área Construída: 222,00m²
Ano do Projeto: 2009

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

COMPLEXO URBANÍSTICO SHEHREY-AZAM



Complexo urbanístico localizado na cidade de Islamabad, capital do Paquistão, Ásia. A proposta baseia-se em realizar o empreendimento em uma área de 50 acres de propriedade do governo local em troca do desenvolvimento da mesma, com diversos equipamentos, tais como: um estádio de críquete (esporte mais popular do país), uma grande área residencial com edifícios multifamiliares, shopping center e restaurantes, tornando a região um importante centro econômico da cidade. Diversos esboços de setorização foram feitos para que se pudesse permitir uma melhor integração dos usos tão variados como os citados, além de outros estudos como o de massa e viabilidades relacionadas a cada tipo de edificação locada e a cada setor.



localização







Estudos Volumétricos

Legenda: AZUL (residencial), VERDE abaixo (hotel), VERDE acima (LAZER), BRANCO (estádio de críquete), MAGENTA (comércio), AMARELO (shopping center).






Ficha Técnica:
Urbanismo: Ricardo Vidal, Eduardo Dantas e Leonardo Tavares.
Local: Islamabad, Paquistão, Ásia.
Ano do Projeto: 2007
Imagens: Leonardo Tavares.