terça-feira, 28 de setembro de 2010

VELIKA BAY




O complexo turístico Velika Bay é um projeto destinado para o litoral de Montenegro, república da antiga Iugoslávia, emancipada desde junho de 2006.
A topografia plana, ideal para sua implantação, após alguns quilômetros passa a apresentar uma bela cadeia de montanhas, de onde flui um rio, cuja foz é marcada por um delta, também aproveitado no projeto.
Planejada para o turismo de alto luxo, esta nova cidade litorânea contem áreas destinadas a moradias, shoppings, resorts, hotéis, cassinos, campos de golfe, parques, hospitais, etc.



Vista atual da praia de Ada




Vista noturna do Empreendimento


Vista da Ilha, na Porção Sul

Implantação

Localização no Mediterrâneo


Implantação


Imagem da baía, na porção norte


Canal que acompanha o eixo longitudinal do projeto. Ao fundo, proposta para implantação de um museu



Ficha Técnica:

Arquitetura: Ricardo Vidal e Leonardo Tavares
Contratante: Riva Digital
Local: Ada, Montenegro
Projeto: 2007
Apresentação e Imagens: Riva Digital (Dubai) e Studio Imagi (Brasil)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Igreja de São Severino

Vista Nordeste - Proposta

Com a necessidade de melhoria da qualidade dos espaços internos e adaptação a novos conceitos da Igreja Católica, foi elaborado este projeto de reforma e remodelação das fachadas para esta igreja, uma construção bastante simples, resolvida "in loco" e sem projeto, localizada na cidade de Bayeux - PB.
Sua planta original resumia-se a poucos ambientes, de dimensões desproporcionais e com articulação entre eles bastante deficitária. O projeto tenta resolver estes problemas de forma econômica, aproveitando parte dos materiais existentes.
A área original da Assembleia foi mantida, sendo acrescida do ambiente até então inexistente do Sacrário, com espaço para oração. Para melhoria do conforto ambiental e criação de uma monumentalidade, seu pé-direito foi elevado.
Contígua à Assembleia, a sacristia resumia-se a um espaço de área subutilizada que acessa o sanitário e cozinha, outro espaço de dimensões desproporcionais. A solução encontrada foi unir estes espaços e criar uma nova cozinha integrada. O sanitário, por medida econômica foi mantido sem alterações.
O acesso à sacristia foi melhorado, com a relocação das portas originais da Igreja, a criação de um terraço e um portão independente, já que só se podia acessa-la por um beco lateral ou através da própria Assembleia.
A volumetria da Igreja foi criada através do aproveitamento do que já estava construído. Baseia-se em um jogo de planos que parte do muro existente e ao seu final cria a cruz em baixo relevo. Tonalidades de cores diferentes destacam esse jogo.
A grande porta de madeira centralizada da Assembleia corresponde a monumentalidade gerada internamente pelo aumento do pé-direito. Rampas com inclinação dentro das normas NBR garantem acessibilidade a cadeirantes.

Planta Baixa - Proposta


Vista Noroeste - Existente

Vista Nordeste - Existente

Vista Noroeste - Proposta


Ficha Técnica:
Arquitetura e Fotos: Ricardo Vidal
Local: Bayeux PB
Área: 188,00m²
Ano do Projeto: 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Brito & Pegado Advogados


Fachada Proposta

Proposta de reforma em residência unifamiliar para adaptação ao uso de um escritório de advocacia.
Embora inserida no perímetro do Centro Histórico da capital, a tipologia da edificação não pode ser considerada representativa de época e portanto não carece de restauração. Por isso, foi elaborada uma nova fachada, contemporânea, marcada por linhas retas e contraste de cores, representando o caráter de sobriedade da empresa.
Sua planta original é marcada pela simplicidade, onde todos os ambientes abrem para as salas de estar (onde fica o acesso direto para o passeio público) e jantar. Essa configuração de planta não se adapta bem ao novo uso e acarretaria a criação de grandes áreas de circulação.
A solução encontrada foi modificar o acesso à edificação para seu recuo lateral, deixando o ambiente da recepção mais centralizado na planta e otimizando a distribuição dos fluxos. Ao mesmo tempo, sua entrada ficou mais reservada, o que é desejável para a privacidade exigida pelo programa de necessidades.
Este novo acesso é destacado pela porta vermelha de ferro, que quando aberta por sistema basculante, se torna uma marquise, e quando o escritório não está em atividade auxilia na segurança.


Planta Proposta

Planta Baixa Atual


Fachada Existente


Fachada Proposta


Ficha Técnica:
Arquitetura e Fotos: Ricardo Vidal
Local: João Pessoa PB
Área: 108,00m²
Ano do Projeto: 2010

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

RESIDÊNCIA DO ARQUITETO

Projeto de interiores em apartamento de 151m² em João Pessoa. O mobiliário é marcado pela predominância de linhas retas e cores neutras, que contrapõem-se com os móveis centenários da sala de estar.
Maior destaque foi dado para a parede inclinada da sala, resultante da forma do terreno do edifício.
Com pintura na cor branca, ela é contrastada pelo fundo preto e as demais paredes em concreto. A cor preta cria recortes em que são criados nichos, sobe e invade a laje, marcando um corte no forro, com a finalidade de reforçar sua forma.


Planta Baixa: 01- Estar / Jantar; 02- varanda; 03- Suíte; 04- Quarto; 05- Cozinha; 06- Serviço; 07- Quarto Empregada

















Ficha Técnica:

Arquitetura e fotos: Ricardo Vidal
Área do apartamento: 151m²
Ano do Projeto: 2008
Execução: 2009

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

NOVO CONSULTÓRIO DR. EPITÁCIO VIDAL

Novo consultório do Dr. Epitácio Vidal, localizado em Empresarial no bairro de Manaíra.




Vista do Consultório

Vista do Consultório

Detalhe da Recepção


Vista da Recepção

Vista da Recepção


Ficha Técnica:
Arquitetura: Ricardo Vidal
Local: João Pessoa PB
Área: 36,50m²
Ano do Projeto: 2009

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

MATRIZ DE NOSSA SENHORA APARECIDA


Projeto premiado em 2012 pelo IAB PB (Instituto de Arquitetos do Brasil, seção Paraíba) na categoria Institucional.  A Matriz de Nossa Senhora Aparecida será construída em João Pessoa, no bairro de Colinas do Sul, em terreno de aproximadamente 2.100 m², onde hoje já se localiza um pequeno templo a ser demolido. Esta pequena Igreja já não é mais utilizada pela comunidade, que celebra seus cultos em um galpão de 222 m² que será reaproveitado.
O complexo será composto de Igreja, auditório, batistério, salas de aulas e área de eventos.


Vista Sudoeste

A Igreja está conceituada segundo o trecho do Evangelho de São João 7:37-38 - "E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se de pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre".
Portanto, na fachada principal da igreja, a partir de uma grande cruz corre um canal, representando Jesus como a fonte de água viva. Por fim, essa água cai em um lago que representará as águas do Rio Paraíba do Sul, de onde surge uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do local.
Para poder materializar esta ideia, remeteu-se às antigas construções religiosas de nossa região, com seus grandes recuos frontais, intencionados a marcar uma perspectiva e dar monumentalidade a construção. Com a mesma intenção, uma torre sineira se destaca, podendo ser visualizada a vários metros do local, caracterizando a Igreja Católica.
Ao acessar a construção, o visitante poderá entrar na Igreja ou seguir à esquerda, por uma circulação que articula os demais espaços que serão implantados no galpão já construído: o auditório com capacidade para 100 pessoas ou o batistério, que terá uma piscina para batismo de adultos por imersão e pia batismal para batismo por aspersão.
Aos fundos da Igreja, após a sacristia estarão a casa paroquial, salão de eventos com cozinha de apoio e os sanitários. Acima da sacristia e sanitários, um pavimento superior, destacado volumetricamente como uma caixa suspensa abrigará as salas de aulas. Seu acesso será por uma escada localizada entre o galpão já construído e o salão de eventos, num pátio descoberto que servirá de acesso secundário ao complexo.


Vista Sudeste

Vista Oeste


Vista Noroeste - galpão construído

Vista Nordeste


Ficha Técnica:
Arquitetura e SketchUp: Ricardo Vidal
Render (1ª imagem): Leonardo Tavares
Local: João Pessoa PB
Área do Terreno: 2.100m²
Área construída: 1.300m²
Ano do Projeto: 2009